Licenc. em Música

A Licenciatura em Música é um curso de Graduação que tem diploma autorizado pelo MEC através da Portaria 992 de 28 de julho de 2009. Sua missão é formar professores de música para a escola básica, músicos, ministros de música e líderes para a atuação musical em escolas, faculdades, igrejas e demais locais de atuação no campo da música. O curso destaca-se dos demais por valorizar e priorizar as práticas musicais pedagógicas desenvolvidas em comunidades eclesiásticas, em projetos sociais e em escolas de música.

Perfil do músico: O Curso de Licenciatura em Música oferece formação alinhada com o mercado de trabalho em suas perspectivas fundamentais – a) de um lado, licencia o profissional para o ensino da Música em contexto amplo (comunidades religiosas/eclesiásticas, ONG e empresas e escolas formais, cada uma das formações contemplando estágios específicos nas respectivas áreas de formação, comuns a todos os alunos; b) de outro lado, formação sólida na gestão de música eclesiástica, preparando o músico licenciado para os desafios contemporâneos da gestão de música na igreja. Dado o vínculo da FABAT com a tradição cristã, a ênfase concentra-se, nesse caso, na gestão da música sacra em comunidades cristãs.

Certificação conferida: Licenciado em Música

Modalidade: O curso será totalmente presencial, com aulas no campus da Fabat/STBSB, na Rua José Higino, 416 - TIjuca - Rio de Janeiro - RJ.

Duração do curso: Mínimo de 8 períodos. Turno: tarde e/ou noite

Requisitos para ingresso: Ter concluído o ensino médio.

Campo de Atuação: O licenciado em música da FABAT está habilitado a atuar na docência de música no ensino fundamental e médio, no ensino da música de modo geral, no ensino e na gestão da música em comunidades religiosas cristãs (por extensão, na gestão da música em comunidades religiosas não-cristãs), no ensino e na gestão da música em empresas, ONG e órgãos diversos.

Investimento mensal: R$ 930,00


Diferenciais do curso de Música

O Curso de Licenciatura de Música da FABAT segue-se, historicamente, ao Curso (livre) de Música Sacra, oferecido há meio século pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Agrega-se a ele, agora, a sua autorização pelo Governo Federal, de modo que, à sólida formação em música eclesiástica, soma-se a formação para a docência profissional da música. O egresso pode atuar exclusivamente na gestão da música eclesiástica, exclusivamente na gestão de Projetos Sociais relacionados à música, exclusivamente na docência formal da música, ou em todas as frentes, concomitantemente.

1. Currículo orientado para qualificação no mercado de trabalho: O currículo do Curso de Licenciatura em Música da FABAT contempla a formação docente/pedagógica na área de música, bem como uma série de disciplinas aplicadas às áreas de convergência da formação do egresso: disciplinas de caráter científico-humanista, de caráter teológico, de caráter administrativo/de gestão.

2. Corpo docente altamente qualificado: O Curso de Licenciatura em Música da FABAT possui um corpo docente com anos de prática no ensino superior de Música, bem como com ampla experiência da docência da música. Constam doutores, mestres e especialistas.

3. Comprometimento com a excelência: A Fabat/Stbsb tem o compromisso de oferecer ao aluno um ensino de excelência, através de professores comprometidos com atualização dos conteúdos ministrados em sala de aula. O corpo docente da Fabat/Stbsb participa assiduamente de congressos e seminários de atualização, colocando os alunos em sintonia com as últimas tendências de estudo da sua área.

Processo Seletivo

Caso você deseje ingressar no nosso curso, veja como poderá participar do Processo Seletivo, que acontece duas vezes ao ano, a cada final/início de semestre letivo.

Clique aqui e veja todas as informações detalhadas.