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Sexta, 28 Nov 2014
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PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
EDUCAÇÃO CRISTÃ E TEOLOGIA

JUSTIFICATIVA

A Pós-graduação Lato Sensu em Educação Cristã e Teologia deseja aprofundar os estudos nos principais conteúdos do ensino religioso brasileiro, analisando seus expoentes e características e importância para a atualidade.
Sua meta primeira é qualificar de forma eficaz professores, líderes e pesquisadores nas áreas de ensino religioso e pastoral, estimulando o estudo, a pesquisa e demais formas possíveis de cooperação e assistência ao sistema escolar e as instituições religiosas.

CREDENCIAMENTO

Os cursos de pós-graduação lato sensu da Faculdade Batista do Rio de Janeiro são regidos pela Resolução n. º 01, de 8 de junho de 2007, do Conselho Nacional de Educação – CNE, por este Regulamento, pelo Regimento Interno da Faculdade Batista do Rio de Janeiro e pelas normas baixadas pela Coordenação Geral Acadêmica.

- Leia na íntegra a Resolução n. º 01, de 8 de junho de 2007 em pdf.

- Leia o Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

PÚBLICO-ALVO

Professores de ensino religioso, bacharéis e licenciados em humanidades, pedagogos, psicólogos, profissionais de ONGs e demais interessados em aprofundar e se especializar no tema.

OBJETIVOS

a) Capacitar os alunos para a produção de conhecimento visando ao resgate dos sentidos perenes que laureiam as religiões em sua missão de conduzir pedagogicamente a vida da humanidade.
b) Dinamizar o estudo e as técnicas do ensino religioso visando o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.
c) Habilitar o profissional para lecionar em cursos superiores e realizar pesquisas nesta área do saber.

PERÍODO E PERIODICIDADE

O curso será presencial, com aulas no campus da Fabat, na Rua José Higino, 416 - TIjuca - Rio de Janeiro - RJ.
As aulas presenciais serão às terças-feiras, das 19h às 22h30, na Rua José Higino, 416 - TIjuca - Rio de Janeiro - RJ.
Novas turmas tem previsão de início para FEVEREIRO DE 2015.
O início do curso está condicionado ao mínimo de oito alunos matriculados.
O curso terá duração mínima de 15 meses e máxima de 18 meses.

MATRIZ CURRICULAR

01. Epistemologia e Metodologia da Pesquisa Científica (30h)
02. Tópicos em Hermenêutica (30h)
03. Tópicos em Eclesiologia (30h)
04. Tópicos em Cristianismo, Alteridade e Cultura (30h)
05. Didática do Ensino Superior (30h)
06. Desafios Modernos da Educação Cristã (45h)
07. Fundamentos, História e Legislação do Ensino Religioso (45h)
08. Planejamento Educacional (45h)
09. Metodologia do Ensino Religioso e Interdisciplinaridade (45h)
10. Didática e Metodologia do Ensino Superior (45h)

CARGA HORÁRIA TOTAL

O Curso está estruturado em  10 (disciplinas) disciplinas, totalizando 360h/aula, mais a Monografia. Para efeito de cálculo é computada à hora/aula de 45min de acordo com a normatização do CNE.

DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS

Epistemologia e Metodologia Pesquisa Científica (30h)
As questões relativas à definição de conhecimento, ao seu acesso e às implicações. Ciência e conhecimento científico. A natureza e desenvolvimento da ciência. Estatuto e modalidade do conhecimento científico. Fundamentação e metodologia para a construção do conhecimento cientifico. O Método Científico e o senso comum. Diferenças entre Ciência, Saber e Sabedoria. Como pesquisar?

Tópicos em Hermenêutica (30h)
Análise dos períodos históricos de desenvolvimento da hermenêutica bíblica. Helenismo e alegoria; alegoria e judaísmo; Novo Testamento e hermenêutica do Antigo Testamento; patrística e os fundamentos da hermenêutica bíblica ocidental; Idade Média e a consolidação da hermenêutica alegórica; Reforma e possibilidades; período moderno e contestações; metodologias críticas contemporâneas.

Tópicos em Eclesiologia (30h)
Os sujeitos na e da Igreja. A historicidade da Igreja. As sombras e luzes na Igreja contemporânea. Eclesiogênese: Jesus Cristo Reino de Deus Igreja. O fato Igreja no Novo Testamento e na história da eclesiologia. A justificação da Igreja e seu mistério. A fonte trinitária identificante da Igreja: o povo de Deus, Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo. A Igreja: Comunhão e Instituição. Os ministérios eclesiais.

Tópicos em Cristianismo, Alteridade e Cultura  (30h)
Discussão a partir de conceitos relevantes como cultura, comunicação e Cristianismo. Fundamentos que caracterizam a origem do cristianismo e sua mensagem. Processo de formação da cultura moderna e pós-moderna. Aproximações e perspectivas do dialogo da fé cristã com a cultura moderno-contemporânea. Como é o papel da cultura na comunicação do Cristianismo, da cultura na ética cristã e estilo de vida, a fé e desafios culturais. Contribuições do cristianismo à cultura.

Didática do Ensino Superior (30h)
Conceitos fundamentais em didática do ensino superior; Estratégias de ensino; O processo ensino/aprendizagem; Legislação do ensino superior no Brasil; Políticas de implementação e avaliação de cursos de nível superior; Planejamento de disciplina; Avaliação da aprendizagem. Objetiva discutir o processo ensino-aprendizagem e favorecer a formação da criticidade sobre o ensino superior no Brasil. Instrumentalizar os alunos para a elaboração e execução de disciplinas de cursos de graduação.

Desafios Modernos da Educação Cristã (45h)
Análise dos principais desafios da modernidade no âmbito da educação cristã. Como mapea-los e enfrentá-los no dia-a-dia.

Fundamentos, História e Legislação do Ensino Religioso (45h)
Análise dos fundamentos, principais marcos históricos e das principais Leis que regem a Educação e a educação religiosa no Brasil e a sua aplicação prática na Estrutura e Funcionamento do ensino brasileiro.

Planejamento Educacional e Currículo do Ensino Religioso (45h)
Análise dos principais elementos para desenvolver conhecimentos, habilidades e interesse no que se refere ao planejamento educacional.

Metodologia do Ensino Religioso e Interdisciplinaridade (45h)
Análise do que é interdisciplinaridade no Ensino religioso. Discussão sobre questões relativas a didática, metodologia, temáticas, seleção de material e a aula de ensino religioso

Didática e Metodologia do Ensino Superior (45h)
Análise do Papel Social da Educacional da Didática, explorando suas perspectivas teóricas e práticas, o Professor e seu trabalho, o Planejamento Escolar, a Organização e o Desenvolvimento do Processo ensino-aprendizagem. Discussão sobre os objetivos de ensino, os conteúdos escolares as estratégias de ensino-aprendizagem, o papel dos professores e dos alunos. 

CORPO DOCENTE

Profª. Ana Laura Defáveri - Especialista em Administração e Planejamento da Educação (40h) - Igreja Batista Central da Penha - Atua como Educadora Religiosa

Profº. Delambre de Oliveira - Doutor em Teologia (40h) - Igreja Batista Barão da Taquara - Pastor atuante em Serviço Social

Profª. Lúcia Cerqueira- Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (horista) - Igreja Batista do Fonseca - Atua na área de Educação e Aconselhamento

Profª. Maria Celeste de Castro Machado - Doutora em Língua Portuguesa (40h) - Igreja Batista Itacuruçá - Atua na área de Educação

Profº. Rodrigo Figueiredo - Mestre em Teologia (20h) - Primeira Igreja Batista do Andaraí - Atua como Pastor Auxiliar e de Juventude

Profª. Teresa Akil - Doutora em Teologia (40h) - Igreja Batista Central do Recreio - Atua como Educadora Religiosa

Profº. Valtair Afonso Miranda - Doutor em Ciências da Religião (20h) - Primeira Igreja Batista de Neves - Atua como Pastor Presidente

Profª. Vânia Elizabeth Barbutti Ferreira - Especialista em Docência do Ensino Superior - Igreja Batista Memorial da TIjuca - Atua na área de Educação


CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO TÍTULO

O aluno deverá cumprir uma frequência de, no mínimo, 75% da carga horária total de cada disciplina. O aproveitamento será aferido em processo de avaliação em que se obtenha um mínimo de 60% em cada disciplina. Para conclusão do curso, além de cumprir o que dispõe o regimento, o aluno deverá apresentar uma monografia de acordo com a área do curso pretendido.

INVESTIMENTO TOTAL NO CURSO
(CONFORME CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO  EDUCACIONAL)

Um mínimo de 15 e um máximo de 18 parcelas mensais e sucessivas de R$ 315,00.

São oferecidos os seguintes descontos:

a) 5% de desconto para pagamento efetuado em dia.
b) 10% de desconto para pagamento efetuado em dia para ex-alunos da Fabat/STBSB.


Não pode ser entendida tal generosidade como direito adquirido.
Os descontos não são cumulativos.
É facultado ao aluno escolher somente 01 (um) tipo de desconto.

Obs:  Haverá uma taxa de Certificação no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais) ao final do Curso. O valor total do curso varia de acordo com a conclusão das disciplinas pelo aluno.

 

INSCRIÇÕES E MATRÍCULA

Para você se inscrever e fazer sua matrícula para as novas turmas que começarão em FEVEREIRO DE 2015, precisa apenas:

1) Para fazer sua inscrição (pré-matrícula) e reservar uma vaga, preencha e envie o formulário online.
2) Para efetivar a matrícula: Até 31/07/14, comparecer a CAE - Central de Atendimento ao Estudante, no campus da FABAT (Rua José Higino, 416 - Tijuca, de segunda a sexta, das 13h às 21h) para: (a) Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais; (2) o pagamento da primeira mensalidade e (3) a entrega dos seguintes documentos:

- Apresentação do Curriculum Vitae;
- Histórico escolar da graduação (Cópia autenticada)
- Diploma de Graduação (cópia autenticada);
- Certidão de casamento ou nascimento (Cópia autenticada)
- CPF (Cópia autenticada);
- Cédula de Identidade (Cópia autenticada);
- Título de Eleitor (Cópia autenticada);
- Certificado de Reservista (quando for o caso - Cópia autenticada);
- Comprovante de residência (cópia); e
- Duas fotos 3x4 (recentes);

Obs: Toda esta documentação deverá ser entregue presencialmente na Central de Atendimento ao Estudante (CAE) até o primeiro dia de aula. O início do curso fica condicionado a um mínimo de dez alunos.

 

MAIORES INFORMAÇÕES

Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (21) 2157-5577, das 14h às 21h.